Convidados Internacionais

Oliver Gaycken é Professor Associado no Departamento de Inglês e membro do corpo docente do Programa de Estudos de Cinema e do Programa de Literatura Comparada da Universidade de Maryland, College Park. Gaycken é autor de Devices of Curiosity: Early Cinema and Popular Science (Oxford University Press, 2015). Seus artigos foram publicados no Historical Journal of Film, Radio, and Television, Science in Context, Journal of Visual Culture, Early Popular Visual Culture, Screen e a coleção Learning with the Lights Off.

Mark Bould é professor de filme e literatura no Departamento de Artes, Indústrias criativas e Educação da University of the West of England Bristol (UWE) e Scholar Guest of Honor na 40th Annual International Conference sobre o Fantástico nas Artes (2019). Vencedor do SFRA Pilgrim Lifetime Achievement Award 2016 para Contribuições Críticas ao Estudo de Ficção Científica e Fantasia. Autor de vários artigos e livros, dentre os quais Solaris (2014), Science Fiction: The Routledge Film Guidebook (2012), e Red Planets: Marxism and Science Fiction (2009).

Convidados Brasileiros

Ingrid Hannah Salame da Silva é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Multimeios pela Unicamp e, atualmente, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp, com tese sobre cinema científico no Brasil, durante o período silencioso. Foi bolsista CAPES-Fulbright com estágio de pesquisa na University of Maryland, EUA, sob supervisão do Prof. Dr. Oliver Gaycken.

Luiza Lusvarghi é jornalista, pesquisadora e crítica de cinema, com Doutorado e Pós-Doutorado em Comunicação pela ECA USP. É coorganizadora e autora do livro “Mulheres Atrás das Câmeras, cronologia sobre as cineastas brasileiras de 1930 a 2018” (2019) e “O crime como gênero na ficção audiovisual brasileira” (2018), membro do Coletivo Elviras de Críticas de Cinema e da Abraccine.

Izabel Meister

Professora e pesquisadora do curso de Design Educacional (TEDE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie.

Valéria

Professora e pesquisadora do curso de Design Educacional (TEDE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutora em Educação e Mestre em Multimeios pela UNICAMP.

Alessandro Faria

Professor e pesquisador do curso de Design Educacional (TEDE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em Artes Visuais pela UNICAMP.