Regulamento

Festival de Filmes Científicos (FeFiCi)

Regulamento

O Festival de Filmes Científicos (FeFiCi) é realizado pelo grupo de pesquisa LIC – Laboratório de Imagem Científica e está aberto a cineastas-estudantes matriculadas/os no ensino médio e/ou superior. Os trabalhos audiovisuais devem ser originais em sua abordagem. Critérios de seleção: qualidade artística do filme, coesão e coerência narrativa do conteúdo audiovisual apresentado, originalidade e novidade do tema, relevância, consistência e validade do conteúdo científico veiculado. 

SELEÇÃO

Art.1 – Não será cobrada taxa de inscrição.

Art. 2 – A seleção está aberta a no máximo 1 obra por cineasta-estudante. Os trabalhos devem ter sido realizados ou produzidos a partir de janeiro de 2022 e terem entre 1 e 50 minutos de duração.

Art. 3 – Os filmes serão submetidos ao júri de seleção. 

SELEÇÃO OFICIAL

Art. 4 – O resultado da seleção será enviado por e-mail. Cada filme selecionado será exibido durante o festival.

Art. 5 – Cada filme selecionado no festival incluindo diálogo ou texto deve ser legendado, caso contrário será desclassificado, obedecendo às seguintes condições:

– Cada filme usando diálogos/textos em inglês será enviado com legendas em português.

– Cada filme usando diálogos/textos em espanhol será enviado com legendas em português.

– Cada filme em um idioma diferente do português será enviado com legendas em inglês e espanhol.

Art. 6 – Não haverá cobrança de taxas de exibição do festival. Os filmes poderão ser utilizados para a promoção do festival: catálogo, programa, teaser, convite, mídia impressa, Internet e televisão.

Art. 7 – Todas as obras pré-selecionadas poderão ser apresentadas em outros eventos, mediante acordo prévio com o diretor/produtor. 

Art. 8 – Todos os trabalhos premiados ou indicados poderão ser selecionados para fins de promoção em eventos culturais no Brasil ou no exterior. Os diretores serão notificados a cada vez que o Festival utilizar materiais dos filmes para promoção do evento. Nenhum uso comercial das obras será realizado pelos organizadores do festival.

Art. 9 – Todos os trabalhos selecionados entrarão nos ARQUIVOS DIGITAIS do FeFiCi. Os trabalhos também entrarão em um banco de dados que ficará acessível na web (www.fefici.org). 

Art. 10 – Todas as obras selecionadas serão referenciadas e mantidas no arquivo interno do FeFiCi, disponível gratuitamente e mediante solicitação aos organizadores do evento.

A partir da data da seleção oficial, a obra ficará guardada no arquivo por um período de 10 anos, renovável por acordo entre diretor e a organização, salvo pedido por carta registrada e/ou comunicação digital (e-mail)  com aviso de recebimento. O FeFiCi terá dois meses para proceder com a remoção do conteúdo de sua base de dados.

Data de inscrição: encerradas.

Data de aceitação: encerrada.

ORGANIZAÇÃO

Alfredo Suppia (Unicamp)
Cicero Inacio da Silva (Unifesp)
Jane de Almeida (PUC-SP)